Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quarto das Maravilhas

O poder das palavras em criar imagens memoráveis na descrição de cenas e personagens.

Quarto das Maravilhas

O poder das palavras em criar imagens memoráveis na descrição de cenas e personagens.

Leitura Partilhada

Fato destilatório

Duna | Frank Herbert

Março 24, 2020

Quarto das Maravilhas

É basicamente um conjunto de microcamadas: um sistema de filtragem é de troca de calor de alta eficiência. A camada que contacta com a pele é porosa. A transpiração atravessa-a, depois de arrefecer o corpo ... um processo de evaporação quase normal. As duas camadas seguintes incluem filamentos de troca de calor e percipitadores de sal. O sal é recuperado. (…) Alguma atividade osmótica fornecem a força de bombagem. (…) A água que é recuperada circula até colhebolsas, de onde pode obtê-la através deste tubo preso ao gancho do pescoço."

Duna, Frank Herbert (pág 121)

23779AD8-180D-403B-936C-715615BC5DA2.jpeg

4623C6ED-A1E5-418F-9D17-9343A82B4DC0.jpeg

O fato destilarório é uma vestimenta - no universo Duna -  de isolamento corporal inventada em Arrakis. O seu tecido contém microcamadas que desempenham funções de dissipação de calor e de filtro para as excreções corporais. A humidade recuperada é disponibilizada através de tubos provenientes de colhebolsas.
Os seres humanos lidam há muitos anos com o deserto, como por exempo os beduínos, eles têm roupa "supertecnológica" para enfrentar o frio e o calor do deserto. 
As características das roupas dos beduínos:

  • As roupas são confeccionadas com lã de camelo, que possuem uma estrutura própria para aguentar o calor do deserto. Como a lã do animal é porosa, permite a respiração da pele mas ao mesmo tempo protege das queimaduras que podem ser provocadas pelo excesso de sol.
  • A cor do tecido também é importante, tanto que geralmente as vestes são escuras, para ajudar a reter o calor recebido durante o dia. Quando a noite chega e a temperatura pode cair a impressionantes -10 ⁰C, o tecido que acumulou calor vai lentamente dissipando a temperatura, mantendo o corpo aquecido.
  • O formato da roupa também é um fator determinante na sobrevivência. As vestes geralmente são largas, permitindo uma ampla ventilação: o ar quente que é mais leve sobe e o ar mais frio entra por baixo da roupa, empurrando o ar quente ainda mais para cima. Pode parecer bastante simplório, mas funciona e garante que a temperatura corporal fique adequada e o corpo seja constantemente refrescado.
  • Os turbantes também tem uma razão de ser: eles protegem a cabeça contra possíveis insolações. Os tecidos utilizados ao redor do rosto servem para proteger contra as tempestades de areia, que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

57106301-A846-4B89-B1D7-E5872F7F6FC1.jpeg

Embora o traje criado pelo escritor de ficção científica pareça ser útil, pouco melhor é em relação ao que os beduínos usam no deserto há 1.500 anos.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D